Sobre a 10Padronizada
A 10Padronizada foi criada em 2020 debaixo da pedonal da Robaldina no Município de Viana, com o objectivo de oferecer aos jovens da comunidade um espaço público que permitisse um acesso à leitura e literatura de forma rápida, gratuita e fora dos padrões convencionais das bibliotecas comuns.
Localizada na avenida Deolinda Rodrigues, rua da Robaldina, entre estrada Nacional 230 (Estrada de Catete) e os trilhos dos caminhos de ferro, a biblioteca conta diariamente com 100 a 150 leitores, de todas as idades, residentes e não residentes do Município de Viana, e com diferentes graus de literacia, que chegam a ficar mais de 1 hora no local, tornando-se, assim, um lugar de referência para eventos ligados à literatura, arte e cultura.
Por detrás deste grande êxito, há um trabalho árduo por partes dos mentores-voluntários do projecto, que carregam quotidianamente, duas vezes ao dia, mais de 200 livros, e que montam e desmontam este palco da literatura. Por outro lado, o coração da 10Padronizada só bate graças aos generosos doadores de livros, bancos, lonas, tinta, roupa e todos outros bens que nos foram atribuídos até agora.
O projecto "COMUDIDADE"
"Comudidade”, resulta da aglutinação das palavras “Comunidade” e “Comodidade”.
Face à relevância da biblioteca 10Padronizada para comunidade de Viana e de Luanda, e havendo necessidade de transformá-la num projecto mais sustentável à longo prazo, dentro do escopo da nossa missão de humanizar espaços públicos através da criatividade e do engajamento com a comunidade, elaboramos um projecto de revitalização urbana.
Esperamos com o mesmo, um melhor reaproveitamento do espaço existente e torná-lo mais cômodo, seguro e funcional, tanto para os leitores como para os voluntários.
I. Ressignificação e melhoria do espaço público
A parte inferior da pedonal da Robaldina é actualmente um espaço de usos mixtos. Esta serve de espaço de leitura, de repouso, de vendas e também de banheiro público. É necessária uma transformação física que enquadre estas actividades e que ressignifique o espaço para actividades mais positivas.
A biblioteca funciona 6 dias sobre 7, e o acesso é livre (grátis). Ela sobrevive à base de voluntariado e de uma dedicação total por parte dos seus mentores (actualmente desempregados). É imperativo que se encontre formas de rendimento afim de torna o projecto sustentável.