top of page
Buscar

10Padronizada: Uma biblioteca para todos.


Por Ivan Nteka, 2020


A ponte conecta dois lugares diferentes, e em Luanda, é comum ver muitas construídas sobre a estrada, e são meios usados para a travessia de peões. Em muitos casos, devido à sombra, são usados como espaço para venda informal e até mesmo ponto de espera ou paragem para táxis. Em 2020, Arante Kivuvu e Dago, durante a actividade comercial que realizavam na ponte (alguns preferem o termo “pedonal”) da Robaldina, no município de Viana, implementaram uma ideia antiga que era disponibilizar livros para pessoas que circulavam e paravam na zona. A iniciativa foi muito bem recebida, tendo tido uma grande repercussão na internet, e inspirado na criação de outras bibliotecas ao ar livre à volta da cidade de Luanda.



Por Ivan Nteka, 2020

A Biblioteca 10Padronizada é um espaço de leitura grátis, aberto para toda a gente, e que se moveu através de doações de livros, suporte de voluntários e da comunidade em geral. Fundada em Setembro de 2020, durante o cenário pesado de pandemia, tem recebido leitores de vários pontos da cidade de Luanda, tendo em certo ponto recebido mais de cem leitores em uma semana. Na Biblioteca, podem ser encontrados livros sobre religião, sociologia, filosofia e outros.


Segundo Arante, “conseguir a expansão do projecto, contribuir na mudança da vida das pessoas e a permanência do projecto” é a visão geral que têm para o projecto. Para que isso seja possível, de acordo com o mesmo, o apoio e contribuição da comunidade será bastante importante.


A 10Padronizada, como sugere o nome, e devido ao ponto onde foi construído, não segue nem prevê seguir os padrões nem as formalidades de bibliotecas convencionais, e é guiado através da ideologia ubuntu e do conceito filosófico sobre pontes serem um elemento de unidade entre dois pontos distintos. No caso da biblioteca, a ponte representa a unidade entre as pessoas e os livros, daí ser um local e/ou componente importante para a essência conceitual do espaço.





Atualmente, a 10Padronizada tem sido também um espaço cultural, onde se realizam com frequência concursos de Spoken Word, lançamentos de livros, rodas de debates, e outras demonstrações artísticas, tendo recebido já figuras como Ondjaki e Laton. Para a comunidade, a biblioteca tem servido de veículo para acesso gratuito a estas actividades todas, e contribuído para a promoção do conhecimento e cultura.


Estando a Biblioteca localizada num local aberto, para proteger e garantir a continuidade da mesma, é necessário que se façam uma série de intervenções para melhorar o conforto no espaço, reduzir o esforço dos fundadores que têm de carregar uma centena de livros para o espaço todos os dias, e para mitigar danos que possam ser causados durante a época chuvosa. Deste modo, aos que queiram apoiar a biblioteca e fazer doações de materiais, podem encontrar informações e entrar em contacto através das páginas do Instagram e Facebook da 10Padronizada.

86 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page